
A Câmara Municipal de Mariana realizou, no dia 29 de janeiro, uma visita técnica ao Hospital Monsenhor Horta, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com o fortalecimento da saúde pública no município.
A marca foi atingida com a contribuição do Mutirão da Carteira de Identidade, iniciativa que tem se consolidado como uma importante ação de cidadania no município
A Câmara Municipal de Mariana já emitiu 6.604 carteiras de identidade desde o início do ano. A marca foi atingida com a contribuição do Mutirão da Carteira de Identidade, iniciativa que tem se consolidado como uma importante ação de cidadania no município. Até o momento, foram realizadas sete edições, com atendimentos mensais sempre no último sábado de cada mês, diretamente na sede do Legislativo.
Com grande adesão da população, o projeto foi criado com o objetivo de facilitar o acesso ao documento para quem encontra dificuldades em realizar o agendamento pelo aplicativo oficial, oferecendo uma alternativa prática e acessível à população. “Essa ação surgiu para aproximar ainda mais os serviços públicos do cidadão marianense. A carteira de identidade é um documento essencial, e garantir o acesso a ela é também garantir direitos”, destaca o presidente da Câmara, vereador Ediraldo Ramos.
A iniciativa, que tem contribuído para agilizar a emissão do documento na cidade, ainda contará com mais três edições até o final do ano: 25 de outubro e nos dias 08 e 29 de novembro. O atendimento é voltado tanto para a emissão da primeira via quanto para a segunda via da carteira de identidade. No caso da emissão da primeira via, o serviço é gratuito.
Para participar, os interessados devem comparecer à Câmara, localizada na Praça Minas Gerais, na segunda-feira que antecede o mutirão portando a documentação necessária.
Os mutirões mensais são realizados em parceria com a Polícia Civil, reforçando o compromisso da Câmara Municipal de Mariana em promover ações que aproximam o cidadão do poder público e garantem o exercício pleno da cidadania. A ação tem se destacado pela eficiência no atendimento e pela contribuição direta à comunidade, reafirmando o papel da Câmara não apenas como espaço legislativo, mas também como agente ativo na promoção do bem-estar social.

A Câmara Municipal de Mariana realizou, no dia 29 de janeiro, uma visita técnica ao Hospital Monsenhor Horta, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com o fortalecimento da saúde pública no município.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00