
A Câmara Municipal de Mariana realizou, no dia 29 de janeiro, uma visita técnica ao Hospital Monsenhor Horta, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com o fortalecimento da saúde pública no município.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (31), no Salão Nobre do Porteira de Minas, a cerimônia de entrega dos Méritos Educacional, Social, Cultural, Racial e Aldravista - Edição 2025.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (31), no Salão Nobre do Porteira de Minas, a cerimônia de entrega dos Méritos Educacional, Social, Cultural, Racial e Aldravista - Edição 2025. O evento reuniu autoridades municipais, servidores públicos, familiares e convidados em uma noite de celebração aos cidadãos que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento do município.
Criado pela Lei Municipal nº 2.301/2009, o Mérito Educacional Professora Naná Moysés homenageia educadores que marcaram a história do ensino marianense, inspirados na trajetória da professora Geralda Ignez Moysés Marques da Silva, símbolo de dedicação ao magistério. Nesta edição, quinze professores e professoras receberam a honraria:
Fundado em Mariana no ano 2000, o Movimento de Arte Aldravista nasceu a partir do Jornal Aldrava Cultural, idealizado por intelectuais marianenses com o propósito de democratizar o acesso à literatura e às artes plásticas. Em 2002, com o lançamento do livro “Aldravismo - A Literatura do Sujeito”, o movimento consolidou-se e, em 2010, deu origem à aldravia, primeira forma de poesia genuinamente brasileira, um poema minimalista de seis versos univocabulares. Desde então, o Aldravismo se expandiu por escolas, universidades e instituições culturais no Brasil e no exterior, sendo reconhecido como um dos mais importantes movimentos literários contemporâneos do país.
Sendo assim, o Mérito Aldravista reconhece personalidades marianenses que valorizam e fortalecem a arte e a literatura local. Neste ano, o escritor Luciano Guimarães Pereira foi homenageado com a comenda no âmbito da literatura e o artista plástico Geraldino Pereira da Silva foi homenageado como destaque nas artes plásticas.
Instituída pela Lei Municipal nº 1.351/1998, a Comenda de Mérito Cultural Padre José Dias Avelar homenageia o sacerdote natural de Sete Lagoas que, ao chegar à Mariana em 1926, dedicou 55 anos de sua vida à educação, à fé e à cultura. Nesta edição, o Mérito Cultural foi concedido ao professor e músico Rafael Arcanjo Santos, em reconhecimento à sua contribuição à preservação das tradições locais e ao fortalecimento da cultura marianense.
O Mérito Racial Dom Silvério Gomes Pimenta foi criado a partir da Lei Municipal nº 2527/2011 e nesta edição homenageou o rapper e compositor Gustavo Pereira Marques, conhecido nacionalmente como Djonga. O músico foi representado na solenidade por Guilherme Henrique Ribeiro Felix. A homenagem destacou a relevância do artista na promoção da igualdade racial e na valorização da identidade negra, especialmente por sua contribuição à criação da Batalha das Gerais, em 2015, importante movimento cultural e social de Mariana.
O Mérito Social Monsenhor Vicente Diláscio, por sua vez, foi criado pela Lei Municipal nº 1980/2006 e foi entregue ao servidor público Tiago Soares de Morais. O reconhecimento foi dado em virtude de sua trajetória dedicada à gestão de políticas públicas e ao fortalecimento da assistência social em Mariana.
Durante a cerimônia, a professora Vanessa Souza de Paula discursou em nome dos homenageados, enfatizando a relevância da educação, do compromisso social e da valorização dos profissionais dedicados ao bem-estar coletivo. O vereador Pedro Sousa também se pronunciou, em nome de seus pares, destacando a contribuição essencial de cada homenageado para o desenvolvimento de Mariana e para a afirmação de valores como respeito, educação, compromisso social e igualdade racial no município. O presidente da Câmara, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, concluiu o evento, expressando o orgulho do Legislativo em homenagear cidadãos que, com amor, dedicação e compromisso público, constroem a história e o futuro de Mariana.

A Câmara Municipal de Mariana realizou, no dia 29 de janeiro, uma visita técnica ao Hospital Monsenhor Horta, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com o fortalecimento da saúde pública no município.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00